sexta-feira, 6 de abril de 2012


Campeões brasileiros chegam a São Luís para a 1ª Copa Brasil de Sinuca

POR VALQUÍRIA FERREIRA

Cinco campeões brasileiros de sinuca desembarcaram na tarde de ontem (4), no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luiz. Eles vão participar da 1ª Copa Brasil de Sinuca, que vai acontecer noa dias 6, 7 e 8 deste mês, no salão principal da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB - São Luiz), na Avenida dos Holandeses - Calhau. 
Os participantes do maior evento de sinuca do nordeste foram recepcionados pelo presidente da Federação Maranhense de Bilhar e Sinuca (FMBS), jornalista Lourival Bogéa. "Esta é uma competição arrojada, que estamos realizando com todo esforço para destacar a sinuca no Maranhão. Vamos reunir os melhores jogadores do Brasil para expandirmos esse esporte que se tornou uma competição  olímpica" destacou.  
Foto G. Ferreira - Lourival ao lado de Márcio, Fabinho, Bebeto, Odilon e Noel.
Chegaram à capital maranhense o campeão brasileiro de sinuca, em 2011, Fábio Andersom Luesen, de 29 anos, conhecido como “Fabinho”, natural do Paraná; Noel Rodrigues Moreira, 39 anos de Curitiba, campeão de 2010; Valmir Martins de Sousa, 47 anos conhecido como “Bebeto”, bicampeão do Mercosul e campeão brasileiro, em 2009; Márcio Silva Bartolomeu, 43 anos campeão da Copa Nacional de Fortaleza, em 2012; e Odilon Gonçalves de Jesus, 39 anos de Curitiba que ficou em 4º lugar no Campeonato Paraense, participou do Campeonato Brasileiro em 2010, e está em São Luiz em busca de ganhar seu primeiro titulo.

Foto Antonio Bento - Arena montada na AABB para receber os atletas durante a Copa  Brasil

O atual campeão, Fabinho, contou que iniciou no esporte com seis anos e aos nove foi campeão brasileiro na categoria infantil. Ele possui quatro títulos de campeão nacional e luta pelo segundo como campeão na categoria profissional. Valmir Martins, o “Bebeto”, iniciou aos 17 anos no esporte e aos 24 conquistou o título de campeão da Copa Brasil, em Minas Gerais.

Após desembarcarem no aeroporto de São Luís, os atletas foram à sede da AABB, conhecer o local onde será realizada a competição. E, em seguida, para a Avenida Litorânea, onde almoçaram e conheceram um pouco da beleza natural da capital maranhense.

Evento – A 1ª Copa Brasil de Sinuca vai ser realizada numa promoção do Jornal Pequeno e da Federação Maranhense de Bilhar e Sinuca, na AABB – Avenida dos Holandeses. As disputas ocorrerão num ambiente climatizado com área de jogos, arquibancada para o conforto dos atletas e da plateia. A entrada é franca.

A Copa contará com a presença de mais de 80 atletas das categorias Masters e Seniors, em competição. As disputas serão na regra mista com seis bolas vermelhas, no sistema ‘mata-mata’, em melhor de sete partidas, com eliminação simples.

Fonte: Jornal Pequeno