Entrevistas

Entrevista com o grande campeão Brasileiro e vice campeão mundial, Igor Figueiredo 



Portal Snooker: Onde nasceu e quando começou a jogar sinuca e por quê? Quem te influenciou?

Igor: Nasci no RJ comecei a jogar com 5 anos meu pai jogava então era curioso em saber o que fazia me levou uma vez e foi suficiente paixão a primeira vista fiquei maravilhado com o que si pode fazer em uma mesa de Snooker


Portal Snooker: Quando se tornou profissional? Quais as principais dificuldades que encontrou na sua caminhada até se profissionalizar? 

Igor: Comecei a jogar eventos profissionais aos 8 anos e tive algumas vitorias importantes mas aos 13 fiquei em 3• colocado em um evento com os melhores do Brasil onde venci vários jogadores renomados como Tim, Jesus SP , Roberto Carlos e etc. As dificuldades é a falta de apoio pela imagem que foi construída no Snooker e por isso a falta de eventos e patrocínios para representar o Brasil em competições Internacionais

Portal Snooker: Tem algum jogo que você nunca vai esquecer? Se sim, qual e por quê?
Igor: Tenho vários mais cada um com seu valor minha colocação aos 13 anos ,meu primeiro título copa Brasil , meu primeiro Brasileiro agora meu vice campeonato mundial amador e ser o primeiro Sul Americano da história do Snooker a jogar o Main Tour ( Ranking Profissional) e o vários jogos importantes na tv com Mark Willians em  e com Jamie Cope no Brasil Master

Portal Snooker: Você acha que o nível da sinuca no Brasil é fraco comparado a outros Países? Ou não?

Igor: O nível do Brasil hoje é mais fraco mas temos condições de competir Internacionais mas e preciso mais preparação ser mais profissional mas infelizmente como disse falta apoio 


Portal Snooker: No Brasil qual atleta você acha que vêm se destacando mais?

Igor: alguns anos eu e o Noel ganhamos todos os eventos ou 99% deles no momento o Fabinho vem si destacando tendo boas vitorias que é bom para o esporte um bom desafio nos eventos

O portal Snooker agradece ao campeão Brasileiro e vice campeão Mundial Igor Figueiredo por responder nossa entrevista via e-mail. 
___________________________________________________________________
Entrevista com o atleta de Vitória da Conquista

Rafael Medeiros

O portal Snooker agradece ao atleta Rafael Madeiros  por responder nossa entrevista via e-mail


Portal Snooker - Você começou a jogar sinuca com qual idade? Treina quantas horas por dia?

Rafael - comecei com 12 anos .logo no começo treinei em base de 8 a 10:hs, hoje treino mais quando tem campeonatos .

Portal Snooker - Você acredita que no Brasil ou fora dele dá pra viver só da sinuca?

Rafael - trabalhando com a sinuca sim . agora viver jogando apostado  não .

Portal Snooker  -Na sua opinião a sinuca é um esporte ou um jogo de azar?

Rafael – sim um esporte.

Portal Snooker - Em toda a sua carreira, qual dos campeonatos que você já participou que ficou marcado em sua memória?

Rafael - quando ganhei do bozinha em Brasília e perdi pro Igor para ir para a semi final .

Portal Snooker - Qual foi a partida que você jogou e jamais vai esquecer?

Rafael - contra o Robertinho da Bahia pra ir para a final 

Portal Snooker - Na atualidade pra você qual o melhor jogador do Nordeste?

 Rafael - Em forma o gordinho de Sousa...apesar de conhecer ele ha pouco tempo mais já deu para ver o jogo dele e como ele é forte.

_____________________________________________________________________


Entrevista com o atleta João Lugo ( JK )

Portal Snooker: Onde nasceu e quando começou a jogar sinuca e por quê? Quem te influenciou?

JK:  Nasci em Recife, vim para a cidade Patos em 1963, comecei a dar minhas primeira tacadas já este ano, aos 14 anos no salão dos Odoricos (Escondidinho), e no salão de Divisão. Quanto a quem me influenciou, foi amigos da minha idade escolar, que gazeávamos algumas aulas para jogar. Só vim a disputar sinuca em torneios nos anos 90, quando meu irmão Domingos, foi presidente da AABB de Patos, por seis anos e tivemos um grande apoio para eventos.



Portal Snooker: Qual a maior dificuldade que a sinuca enfrenta aqui no Brasil?
JK:  Acho que a sinuca brasileira no sul e sudeste, até que é desenvolvida, tem bons patrocinadores a nível nacional, o que falta são patrocinadores que queiram investir em atletas para disputarem mais torneios internacionais, porque ao meu ver não é só ir disputar o torneio em si, e sim estar treinando e jogando lá entre eles, e isso demora algum tempo e um bom investimento.

Portal Snooker: Tem algum jogo que você nunca vai esquecer? Se sim, qual e por quê?

JK: O jogo e torneio que mais me marcou, foi o primeiro Paraibano em 1965, com todos os bons jogadores paraibanos na época, e ganhei a final por 5x2 já por volta das 3:00 hs da manhã (eu estava muito cansado) do meu amigo Pereirinha que na época era o maior jogador  da Paraíba em termos de jogo apostado.

Portal Snooker: Você acha que o nível da sinuca no Nordeste é fraco comparado a outros Estados? Ou não?

JK: Olha, também não acho o nível nordestino fraco, temos bons jogadores, Ítaro, Rolinha, Roney, Gordinho, Jesus, Laércio, Bia, Leão, Araújo, Irmão e outros, que já defenderam o nordeste em Campeonatos nacionais e se dão bem, o problema é que devemos partipar mais de torneios a níveis nacional, termos mais patrocinadores e Federações aqui no nordeste. Aqui no Nordeste só temos o Ceará, Pernambuco e o Maranhão que começou praticamente o ano passado, não falo da Bahia como Nordeste, porque eles mesmos acham que são Sudeste. Por isso acho fundamental termos a Federação Paraibana.


Portal Snooker: No Brasil qual atleta você acha que vêm se destacando mais?

JK: No Brasil temos o Noel, o Fabinho, O Igor, todos no mesmo nível, no cenário internacional, temos O Igor e o Ítaro que já participam de campeonatos mundiais, agora mesmo o Fabinho está começando sua carreira internacional, desejo a todos eles muita boa sorte.


O portal Snooker agradece ao atleta João Lugo ( JK ) por responder nossa entrevista via e-mail. 
____________________________________________________________________

Entrevista com o Atleta Itaro Santos

Portal Snooker - Você começou a jogar sinuca com qual idade? Treina quantas horas por dia?

Itaro Santos - Comecei a jogar aos 7 anos através do meu pai.
Normalmente treino 4 horas por dia e faço 1 hora de exercícios físicos.
 
Portal Snooker - Você foi campeão Alemão em 2005 e 2008, quantos anos tinha quando ganhou seu primeiro titulo?

Itaro SantosSim. Fui Campeão Alemão aos 20 anos.
Ganhei meu primeiro título aos 8 anos jogando contra adultos.

Portal Snooker - Você acredita que no Brasil dá pra viver só da sinuca?

Itaro SantosSim, mas não só de disputar eventos. Porque não temos campeonatos suficientes. Eu mesmo sobrevivo de aulas que ministro, venda de materiais, exibições e torneios. Mas eu acredito que num futuro próximo teremos mais eventos e também iremos jogar mais na mesa. Acredito também na implementação da mesa com tamanho oficial do campeonato mundial aqui  no Brasil.

Portal Snooker
Quem foi ou é seu maior adversário aqui no Brasil?

Itaro Santos - Existem grandes jogadores aqui no Brasil como Fabinho, Noel, Igor, Rolinha e Ronney, mas o maior adversário não só meu, mas de todos os jogadores somos nós mesmos. Quando você está na mesa, ninguém pode interferir na sua tacada, a não ser os seus pensamentos.

Portal Snooker -  
Você acha que o nível da sinuca no Nordeste é fraco comparado a outros Estados? Ou não?

Itaro SantosNão. O nível do Nordeste é muito bom. O Nordeste, que inclusive é a minha região, está de parabéns pelo número de campeonatos que faz durante o ano. São campeonatos com boas premiações. Hoje, em todo o Brasil é a única região com um grande número de  torneios. É em média 12 por ano. Isso é muito positivo.

Portal Snooker
Para finalizar,  No Nordeste  qual atleta você acha que vêm se destacando mais , e o que você acha da sinuca no Brasil?

Itaro Santos -   Para mim é o filho do Ronney de Mossoró, RONINHO. Se ele for dedicado será o melhor do Brasil ou até do mundo.
No Brasil, a sinuca precisa crescer muito. É um grande esporte, mas infelizmente ausente na mídia. É preciso que haja em geral no país, uma mudança de visão. A maioria das pessoas ainda acha estranho ouvir que existem atletas de sinuca. Sinuca é esporte desde 1988. Poderemos ter como referência a Inglaterra e então teremos um grande avanço no esporte. E um futuro brilhante.
 
O portal Snooker agradece ao atleta Itaro Santos por responder nossa entrevista via e-mail.



_______________________________________________________________________________


Entrevista com o Atleta Zezinho


Perguntado

Quando conheceu esse esporte e a quanto tempo é praticante?

Zezinho – Jogo sinuca desde garoto quando um grande amigo me levou a o clube campestre de Esperança, o saudoso Zuzinha.

Na sua opinião a sinuca é um esporte ou um jogo de azar?

Zezinho – É um esporte desde 1988 e completo pois exige, concentração, técnica, Habilidade, dedicação e muito preparo físico e treino. Um atleta profissional treina em média 6 horas por dia.

Em 2011 você realizou em Esperança, a I Copa Interestadual de Snooker. Como foi o campeonato e qual a repercussão a nível Nordeste?
Zezinho - Foi realizado no Clube Caobe, onde foi instalado 4 mesas de sinuca profissional e uma estrutura para 300 pessoas. Foi o maior evento de sinuca já realizado em Esperança. Contando com a participação de todos atletas da primeira força. Repercutiu muito a nível de Nordeste.
________________________________________________________________________________