Você sabia




O maior atleta da Sinuca Nacional

O Rui Chapéu maior atleta da sinuca nacional nunca foi campeão brasileiro, quem viu não esquece. Entre 1984 e 1992, Rui Chapéu dava aulas de sinuca para o Brasil inteiro, na tela da Rede Bandeirantes, em jogos transmitidos aos domingos. Rui é daqueles jogadores que os pobres mortais da sinuquinha-com-cerveja olham com assombro, remoendo a eterna pergunta: "Mas como é que ele faz isso?". Foi no fim da década de 70 que Rui Matos de Amorim largou a profissão de caminhoneiro e passou a viver de seu verdadeiro talento. "Demorei a fazer isso porque, 40 anos atrás, a sinuca era malvista. As pessoas achavam que era jogo de vagabundo", explica. Nascido em Itabuna (BA) e radicado em São Paulo há 28 anos, Rui vive até hoje do jogo, cruzando o país em apresentações de sua arte. Aos 65 anos, mantém a rotina a que se acostumou na profissão: vai dormir lá pelas 7 da manhã e acorda às 4 da tarde. Dono de uma penca de títulos, o mestre nunca foi muito fã das competições. "Aqui no Brasil é diferente do exterior: os campeonatos não rendem prêmio em dinheiro, e eu precisava levar dinheiro para casa. Nós não íamos comer as taças." Quando se consagrou como o melhor jogador do Brasil, em 1978, Rui Chapéu começou a se dedicar aos desafios e às exibições, incluindo as transmitidas pela TV, que o tornaram famoso do Oiapoque ao Chuí. Seu maior feito foi vencer o inglês Steve Davis, então campeão mundial de sinuca, em 1986 e em 1987. O mestre guarda com orgulho uma lista dos mil melhores atletas do século, feita por um jornal americano, em que ele aparece em 172° lugar. "Os dois únicos jogadores de sinuca da lista somos eu e o Davis." Antigamente, Rui chegava a treinar até seis horas por dia. "Hoje, jogo uma, duas horas, mas não é todo dia, só quando tenho vontade."


__________________________________________________________


Você sabia que as primeiras bolas de sinuca eram feitas de madeira e em algumas vezes eram feitas de barro. Com o decorrer do tempo começaram a serem feitas de marfim, mas a empresa estava sendo muito afetada com isso e os elefantes também, já que era a principal fonte de marfim.
Ao passar dos anos vários inventores foram desafiados a criar um material que fosse alternativo, que pudesse ser fabricado.
Descobriram que era possível criar bolas mais baratas e de melhores qualidades físicas usando resinas termo-ativadas.
As resinas inicialmente eram obtidas da natureza (árvores) mas com o aperfeiçoamento químico,as bolas de sinuca começaram a ser feitas de resinas especiais derivadas do petróleo ( polímeros orgânicos termo-ativados)  


Nenhum comentário:

Postar um comentário